E essa letra? Porque está tão distante da outra?

Já notou que em alguns textos, os caracteres se posicionam de um forma estranha e parecem estar mais próximos de uns do que de outros? Normalmente este problema se acontece por causa da falta de um ajuste no Kerning e/ou no Tracking do texto.

Para começarmos a falar sobre o assunto precisamos aprender sobre o espaçamentos entre tipos. Voltando um pouco no tempo, quando a impressão era ainda em tipos de metal, dividiu-se as famílias tipográficas em dois grupos: as monoespaçadas e as proporcionais.

As monoespaçadas (também chamadas não-proporcionais ou ainda largura fixa) são fontes cujo o EME (medida de largura tipográfica derivada do tamanho do tipo “M”) é igual para todos os caracteres.

Fontes monoespaçadas são bastante utilizadas por programadores em seus editores de código fonte. O padrão proporcional de espaçamento acaba por destacar todas as letras e pequenos caracteres, na leitura tradicional tem importância menor (como o “,” e o “!”), ganham espaço e acabam se sobressaindo.

Exemplo com fonte monoespacada
Observe a largura de cada quadrado (um EM): Eles são necessariamente iguais

Uma das fontes monoespaçadas mais conhecidas é a Courier, projetada por Howard “Bud” Kettler em 1955. A Courier foi projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. Mas bem, isso é assunto para outro post.

Imagem
A Courier foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955.

Esse efeito, pode ser muito apreciado na computação, entretanto, no dia a dia, as pessoas preferem ler textos cujo espaço entre os caracteres é igual e não a sua largura.

Screenshot de um editor de códig
Notem que com um texto em fonte monoespaçada qualquer caractere é mais facilmente identificado. Legal em um código, difícil para um texto grande.

Assim, tipógrafos começaram a produzir fontes chamadas de proporcionais. Em geral essas fontes possuem mais fácil leitura.

Exemplo de onte proporcional
Aqui os EM’s são diferentes. Observe a diferença no espaço ocupado da letra “o” e da letra “i”.

Kerning

Mesmo utilizando fontes proporcionais, se as letras de uma fonte forem espacejadas muito uniformemente, produzirão um padrão não uniforme.

Os caracteres que mais se diferenciam em sua largura são os longos: W, Q, Z, M, D, O e U, além dos mais estreitos: i, t, l e 1. Em tipos de metal, uma letra assim, extravasa do lingote de chumbo que a sustenta, permitindo a aproximação de outras).

O kerning, que falamos pela primeira vez nesse post, diz respeito ao distânciamento entre dois caracteres e como eles devem ser ajustados para harmonizarem a composição.

É o processo de ajuste do espaço entre caracteres em uma fonte proporcional.

Normalmente, o Kerning é realizado automaticamente pelos principais softwares de composição visual, mas em alguns casos, o designer tem que botar a mão na massa e fazer o controle desse distanciamento caractere por caractere.

Exemplo de aplicação do Kerning
Com Kerning. Sem Kerning. Viu? Com Kerning. Sem Kerning.

Quem quiser brincar um pouco de ajustar manualmente o Kerning, pode conferir aqui nesse post.

 

Tracking ou Espacejamento

Diferente do Kerning, que trabalha com o espaço entre vizinhos, o Tracking diz respeito ao espacejamento global entre as letras.

Tracking refere-se ao ajuste das distâncias entre um grupo de letras.

Esse é um recurso que pode ser bastante interessante em uma composição visual. Criar um campo mais arejado, com espacejamento maior, pode criar um espaço mais nobre.

Exemplo de diferentes Trackings
No primeiro exemplo, o tracking é pequeno e produz um texto apertado. No segundo, o ajuste adequado cria uma texto elegante e distinto. No terceiro... o tracking faz com que seja cada letra por si.

O Tracking é utilizando também em texto animado. É um recurso comum apresentar no vídeo um texto com o tracking “estourado” e aos poucos ir diminuindo até que o texto alcançe o seu ideal de espacejamento.

O espacejamento pode ser utilizando como recurso, cuidado somente para não cair na tentação de utilizar o tracking negativo. Ele é desaconselhado e só deve ser usado para ajustar espaços em textos com alinhamento justificado (caso também não recomendado).

Exemplo de tracking negativo.
Ruim de ler, né?

Referências

Lupton, Ellen. Pensar com Tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes. Cosac Naify: São Paulo, 2006.

Beaird, Jason. Princípios do web design maravilhoso. Alta Books: Rio de Janeiro, 2007.

Wikipédia. Em (Tipography). Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Em_(typography)#CSS

Wikipédia. Typeface. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Typeface

Um comentário em “E essa letra? Porque está tão distante da outra?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: