Sobre

Equipe O Tipo da Fonte
Equipe O Tipo da Fonte

O grupo O Tipo da Fonte nasceu em Janeiro de 2012, é composto por Eduardo Novais, Átila Oliveira, Arthur Tavares, Mateus Pinheiro e Raphael Com PH, todos da Universidade Federal do Ceará, que se apresentam como um coletivo e assumem a forma de blog. O Tipo da Fonte pretende ser um ponto de encontro de profissionais e entusiastas no campo da Tipografia, principalmente a Tipografia Digital, os conteúdos atravessam dos campos mais próximos relacionados à Tipografia até os que parecem ser mais distantes, como jogos, interfaces e cinema. As postagens são bem leves e descontraídas. Mesmo sendo um projeto relativamente recente, com 7 meses de existência, o blog O Tipo da Fonte já apresentou resultados bastante satisfatórios no que tange às visualizações por usuários em geral, alcançando picos de até 250 acessos por dia, já citado entre os posts do dia do WordPress e com repercussão em outros países, como Portugal, resposta de grande divulgação e apoio da comunidade local através das redes sociais. Projetos não faltam para a equipe que com saudável ambição quer ver mais frutos desse jovem na rede.

Esperamos que gostem e participem.

Um abraço.

16 comentários em “Sobre

  • 21/09/2012 em 7:39 pm
    Permalink

    Sugestao…

    Vcs podem usar o espaco para divulgar o trabalho de outras pessoas que trabalhem/tenham interesse nessa area.

    A pouco estava dando uma olhada no trabalho da Sonia Ardelia que faz um trabalho bem interessante com “quotes”.

    Uso a mesma apenas como exemplo, o interessante eh que as pessoas pudessem se lembrar do “o tipo da fonte” para encontrar novas referencias… no caso que sugeri, penso ser interessante conhecer o trabalho de alguem da Indonesia, pouco conhecida por aqui…

    Resposta
    • 03/10/2012 em 11:55 am
      Permalink

      Oi RedFox, a ideia é também essa. Fazer tudo isso consome tempo mas pode ter certeza que esse é um dos nossos objetivos.

      Valeu pelo comentário!

      Resposta
  • 29/10/2013 em 2:59 pm
    Permalink

    saudações, grupo “o tipo da fonte”!
    gostei muito do blog de vocês. (especialmente, o post “quem faz tipografia no brasil?)
    meu nome é eduardo pigatto, sou designer gráfico e apaixonado por tipografia.
    gostaria de convidá-los para conhecer o meu trabalho.
    essa composição tipográfica da clarice lispector, eu fiz para o stand da rocco, na última bienal do livro do rio: http://pigattodesign.tumblr.com/image/64023011856
    seguem os links do portfolio:
    http://www.cargocollective.com/pigattodesign
    http://www.cargocollective.com/attenzione
    agradeço pela atenção.
    abração aqui de sampa.

    Resposta
    • 30/10/2013 em 10:01 am
      Permalink

      Oi, Eduardo.

      Meu nome é Eduardo Novais, um dos doidos por tipografia que escreve nesse blog. Obrigado pelo comentário. Acabei de ver seu portfólio e adorei. Tem muito coisa legal lá. Adorei a série de carros de corrida famosos. Parabéns pelo trabalho e obrigado pela visita!

      Resposta
  • 27/02/2014 em 10:25 pm
    Permalink

    Professor Cadu amei o blog, os assuntos tão super massa, mas porque tá tão desatualizado? Tipo faz quase 4meses em posts. Deixa parar não, a ideia é muito boa =)

    Resposta
    • 01/03/2014 em 10:40 am
      Permalink

      Oi, Maryane.

      Manter um blog é uma tarefa árdua. Em muitos casos, falta tempo e equipe. Mas estamos nos organizando e em breve teremos novos posts no blog. Curta a nossa página no Facebook que a gente envia novidades, ok?

      Obrigado por visitar o blog. =)

      Resposta
  • 27/01/2015 em 8:54 am
    Permalink

    Oi. Bom ano de 2015 para vocês. Espero que seja um ano muito produtivo. Obrigado pelo trabalho. Venho apenas deixar um pequeno comentário, com vista a uma melhoria. Vi para download uma font que me direcciona para o vosso site: soberba serif. Excelente font, porém, sendo feita por um grupo que fala português, onde estão as tão necessárias letras (à, é, ç, etc…) para escrever na nossa língua???
    Espero que resolvam este pequenino problema. E continuem o excelente trabalho…
    Abraço

    Resposta
    • 27/01/2015 em 9:04 am
      Permalink

      Oi, Luis. Tudo bom?

      Primeiramente agradecemos demais pelo contato. Sobre as fontes, elas são desenvolvidas como trabalho final de uma disciplina optativa do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Normalmente o tempo de execução da tarefa é de um pouco menos de um mês. Se esse tempo já é pequeno para um profissional, imagine para uma turma de alunos que estão se iniciando na tarefa! =)

      O que fazemos é disponibilizar todas as fontes com a licença GPL/OFL, ou seja, qualquer pessoa pode baixar a fonte, mas também pode modifica-la e redistribui-la. Só pedimos que os créditos do desenho original seja dado aos meninos. Com isso, queremos que o projeto de cada uma dessas fontes avance e que mais e mais caracteres sejam adicionados, juntamente com a acentuação.

      Existe até o projeto de fazer atualizações desses arquivos, mas por agora não temos equipe para tal. Tomara que algum typedesigner se interesse pelo projeto e nos ajude! =)

      Um abraço e agradecemos pelo comentário!

      Resposta
  • 23/02/2016 em 12:25 pm
    Permalink

    Pessoal!

    Muito bom esse trabalho de vcs, SHOW!

    Gostaria de saber onde acho a fonte do CD da Amy Winehouse, onde esta escrito o nome do Cd BLACK TO BLACK?

    Desde ja agradecido

    Rodrigo

    Resposta
    • 23/02/2016 em 11:52 pm
      Permalink

      Oi, Rodrigo. Tudo bom?

      Obrigado pelo elogio. Trabalhamos muito para tentar levar o melhor conteúdo para vocês. Demos uma pesquisada em um dos melhores sites para a identificação de fontes, o WhatTheFont, e não conseguimos identificar nada. Recomendamos dá uma passada no FontId que é um fórum onde pessoas tentar através da sua experiência dar respostas ao que postam por lá. Dá uma olhada lá.

      Abraço.

      Links:
      WhatTheFont: http://www.myfonts.com/WhatTheFont/

      FontID:
      http://fontid.co

      Resposta
  • 23/04/2016 em 12:24 pm
    Permalink

    Muuito bom!! Parabéns! Alguem sabe onde encontro uma fonte que tenha ç?

    Resposta
    • 25/04/2016 em 11:41 pm
      Permalink

      Oi, Leonardo. Tudo bom? Obrigado pelo comentário. Seguinte, sobre o ç, a questão nem seria tanto sobre “onde”, mas “como”. Grifos como o ç são desenvolvidos em uma fonte durante a etapa do que é chamado diacríticos. O que acontece normalmente em fontes gratuitas é que ou o typedesigner fez só parte do projeto para teste de usuários, ou o typedesigner não possuia tempo ou conhecimento para desenvolvimento destes grifos que são um pouco mais complicados que os “nomais” (a, b, c…). Assim o legal é continuar procurando fontes que tenham este tipo de recurso. No DaFont, por exemplo, tem de tudo. Entretanto recomendamos o fontSquirrel já tem mais coisas legais. E vale lembrar que se o projeto for profissional, bota 20 dólares a mais no orçamento e usa uma fonte paga que você terá melhores resultados.

      Espero ter ajudado. Um abraço

      Resposta
  • 23/04/2016 em 12:26 pm
    Permalink

    Muito bom! Parabens!! Alguem ai sabe onde encontro uma fonte com ç, tipo essa da logo hehe

    Resposta
    • 25/04/2016 em 11:42 pm
      Permalink

      E sobre a fonte da logo, é um projeto que queremos fazer mas por agora não temos datas! 😉

      Resposta
  • 19/02/2017 em 11:16 pm
    Permalink

    Olá, estou fazendo um trabalho com a tipografia utilizada na revista Veja. Gostaria de saber se vocês tem algum artigo, análise sobre o assunto. Desde já, agradeço.

    Resposta
    • 20/02/2017 em 8:11 am
      Permalink

      Oi, Danielle. A revista Veja passou por uma reformulação de seu projeto tipográfico em meados de 2012. O projeto foi encabeçado pelo Eduilson Coan, da Dootype. Ele fez uma palestra sobre o projeto no DiaTipo 2013 mas não achei o vídeo para compartilhar. De qualquer forma, tem mais explicações nesse link aqui: http://dootype.com.br/customfonts/veja-serif/

      Espero ter ajudado e obrigado por seguir nosso blog. 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta