Caractere, Fonte, Tipo, Família… é o quê??

Família Tipográfica Gill Sans

Quando se pensa em dialogar dentro de qualquer área é necessário ter um domínio dos principais termos utilizados nesse universo. Em tipografia, é a mesma coisa. Para tentarmos falar dela, precisamos saber o mínimo de tais termos.

Assim que nos deparamos com o tema, uma primeira dúvida nos vêm à cabeça: O que é fonte? e Caractere, o que é? Isso tudo é um Tipo? Afinal, o que quer dizer cada um desses termos???

Essa dúvida é natural. Afinal, desde cedo nos deparamos com o ato de grafar, de nos comunicar através do papel. As professoras nos ensinavam termos que íamos incorporando sem nos dar conta que Caligrafia e Tipografia (na verdade, Tipologia seria melhor) são áreas afins mas não iguais e por isso, não possuem exatamente os mesmos termos, por isso a confusão gerada.

Desde já, vamos começar a entender os termos. Começaremos pelo básico.

Caractere

Priscila Farias, define caractere como cada uma das letras, números e sinais que fazem parte de uma família (que mais tarde a definiremos como família tipográfica).

Caracteres da Família Garamond
Caracteres da Família Garamond

Fonte

Quando se fala de fonte, fala-se sobre  o conjunto de caracteres que seguem o mesmo estilo. Em termos gerais, fonte é um conjunto organizado de caracteres. Nesse sentido, fonte pode ser sentido confundido como Tipo também.

Tipo

Excetuando-se o seu uso na tipografia móvel, análoga, Tipo pode ser confundido com Fonte.

O conjunto de caracteres forma uma fonte ou tipo.
O conjunto de caracteres forma uma fonte ou tipo.

Família

Conjunto formado por uma fonte (em estilo normal ou regular) e suas variações (bold ou negrito, light, itálico, versalete, etc.)

Da junção das diversas variações de fontes nasce a família tipográfica.
Da junção das diversas variações de fontes nasce a família tipográfica.

De uma forma geral, podemos dizer que em uma palavra escrita, cada letra, sinal e até os espaços são caracteres; se o texto todo seguir um estilo, que ele foi cunhado, ou projetado, em uma única fonte ou tipo; e, por fim, se durante o texto ele usou diversas variações de um mesmo estilo, o texto foi escrito utilizando uma única família tipográfica.

Tá. Não é lá essas coisas de fácil. Eu mesmo achei uma série de textos que divergem no significado dos termos. Ainda assim, acredito que não devemos ser radicais nas definições, mas que saibamos pelo menos sobre o que estamos falando.

Até a próxima.

Referências

Um comentário em “Caractere, Fonte, Tipo, Família… é o quê??

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: