A Tipografia em Clima de Copa
Se você é brasileiro, provavelmente sabe que estamos em época de copa do mundo, e o melhor, depois de 64 anos, ela está novamente acontecendo aqui no Brasil. O que você ainda não deve saber é que copa do mundo não é apenas sobre futebol, é também sobre tipografia. A ideia de tipografia e copa do mundo juntos pode parecer um pouco incomum, mas há algum tempo esses dois assuntos andam interligados.
Introdução
A quantidade de peças gráficas produzidas para um evento da FIFA de tamanha importância é enorme, são camisas, pôsteres, jogos eletrônicos, placas, ingressos e muitas outras. Todas estas peças são únicas, mas ao mesmo tempo precisam dialogar entre si para que estejam em harmonia com o evento, e um dos principais elos entre elas é a tipografia. Além disso, a tipografia mostra estilos de fonte com base nos países de origem da fonte e tem significado histórico, como é o caso da Inglaterra e do Brasil na atual copa (2014). A camisa da seleção brasileira, por exemplo, utiliza uma typeface baseada em fontes comumente vistas em Street Arts pôsteres criados no Brasil.
Mas antes de entrar na copa de 2014 mais a fundo, vamos voltar um pouco no tempo e ver a evolução dos marcas criadas para as copas e suas tipografias. Estes logos foram criados com o objetivo não só de representar o evento, mas também seu país sede, alguns deles foram tão marcantes que você deve se lembrar até hoje.
Um grande destaque tipográfico entre os logos das copas foi a utilizada na identidade visual da copa do México de 86, inspirada na tipografia dos anos 70, o design da fonte foi feito com base na padronagem de faixas, comum nas artes do país. Este momento merece especial destaque por representar uma ruptura. O pôster quebra o padrão da época e segue tendências minimalistas, apresentando características visuais como a estática e a geometria. Outra coisa bem importante, O Brasil se tornou Tri campeão!
A história das copas do mundo através da tipografia
Já que estamos falando do passado, o designer gráfico Criswell Lappin criou uma incrível série de pôsteres tipográficos chamada “World 32”, onde é mostrado um grande resumo dos 32 times das copas em 84 anos de história de Copa do mundo. Os pôsteres seguem um design minimalista onde as cores de cada nacionalidade e a fonte Helvética são os principais elementos.
(Clique para ver a série “World 32” completa, criado pelo designer gráfico Criswell Lappin).
A Copa de 2014 representada visualmente
Como já se deve saber, o grande papel de um logotipo é representar uma imagem de uma empresa, evento, etc. Uma tarefa nada fácil quando se considera caracterizar uma nação tão colorida e vibrante como o Brasil.
A inspiração do projeto partiu da fotografia icônica de três mãos levantando a taça da copa do mundo. O símbolo representa as mãos amarelas e verdes calorosas de boas-vindas ao mundo, além de representar o próprio Brasil. A combinação da imagem forte, a tipografia contemporânea e cores marcantes descrevem uma nação anfitriã moderna e diversificada.
A fonte utilizada pela FIFA para a copa deste ano já andou causando polêmica, não pela forma, mas sim pelo nome, a fonte se chama “pagode”, o que gerou muito desentendimento, pessoas se perguntaram se cantores como o Zeca Pagodinho teriam que mudar de nome durante a copa, o que de fato não será necessário pois o registro foi feito apenas para que não utilizem a fonte indevidamente ou até mesmo para evitar que o nome da fonte seja utilizado para nomear outras fontes tipográficas.
Projetos de design dos times para a copa de 2014
Com a Copa do Mundo Brasil 2014, Nike, Puma e Adidas revelaram seus projetos de design para as nações concorrentes, que apresentam uma série de enfeites gráficos e tipográficos.
O infográfico a seguir mostra os estilos e tipos de letra de cada marca patrocinadora dos países qualificados para o Mundial.
Inglaterra
O typeface utilizado no kit da Inglaterra foi projetado pelo designer Neville Brody em conjunto com a Nike, a fonte criada passa confiança com toques arredondados, geométricos e “clássicos”, mas por outro lado também contempla o moderno com marcas de stencil.
Brasil
O Brasil também vai jogar em um kit Nike e criado pelo designer brasileiro Bruno Big. Em relação à tipografia utilizada na produção, os nomes e os números foram lançados em uma fonte inspirada em cartazes impressos à mão comumente vistos nas ruas pelo Brasil, segundo a Nike.
Por trás do brasão
A beleza da nova camisa sem dúvidas está nos detalhes, olhem o que tem no verso do brasão da camisa:
A Fonte escolhida para esta arte foi a “Samba”, do tipógrafo Tony de Marco, fonte esta que inclusive foi vencedora no International Type Design Contest da Linotype.
Holanda
A Nike trabalhou em conjunto com o designer gráfico Wim Crouwel para a criação da typeface utilizada no Kit, novamente a Nike optou por unir o retrô com o moderno, as linhas internas dentro dos números remetem às numerações vistas na década de 70.
Portugal
Na camisa de Portugal, os nomes e os números foram inspirados por fontes tipográficas antigas utilizadas na sinalização de Portugal, a Nike diz que a fonte personalizada é uma tomada moderna em letras Art Deco.
Adidas e um craque brasileiro na copa de 2010
Um brasileiro marcou um verdadeiro gol pela adidas e dessa vez não estou falando de um jogador, mas sim do designer Yomar Augusto, ele foi responsável pelo desenvolvimento de uma typeface exclusiva para produtos da Adidas.Yomar é formado pela Universidade do Rio de Janeiro e mestre pela Academia de Arde de Haia, Holanda, país onde mora atualmente.Os trabalhos para a Adidas foram realizados visando a copa da África do Sul em 2010, sua typeface, a “Unity”, chegou a ser utilizada não só em camisas, mas também em comerciais de TV, filmes e jogos ou qualquer outra mídia que se relacionasse à Adidas e a copa de 2010.
A criatividade toma conta da copa com a ajuda da tipografia
Com esse clima de jogos e disputa, o que não falta por ai são criativos trabalhando em excelentes peças gráfica no clima da copa. E já que estamos falando de copa e tipografia, nada melhor que pôsters tipográficos da copa, certo, a seguir está uma pequena seleção para sua inspiração de alguns pôsteres criados no tema.
Se você gostou do assunto não deixe de conferir este bate papo sobre tipografia na copa, feito pela galera do DiaTipo:
Fontes:
- Design Theory – Designing for the World Cup 2014
- Luckcomm – Evolução dos logotipos da copa do mundo de 1930 a 2014
- De toda Forma – Cartazes da Copa: a história do futebol a partir de tinta e impressão
- Design Taxi – Brilliant Typographic Posters Present World Cup’s Teams History As Score Cards
- Fifa – Offical Emblem
- Diginate – The Diginate Guide to World Cup 2014 Typography
- The Font Feed – World Cup Typography: Yomar Augusto
- The Font Feed – World Cup Typography: Paul Barnes
- Design Week – Kit designs, graphics and type at the Brazil 2014 World Cup
- Póg Mo Goal – Nike Holland World Cup 2014 Kit
- Brandtastic – Neville Brody creates new typeface for England’s 2014 World Cup shirt
- Abduzeedo – Destination Brasil
- Redesign Revolution – Typography Tuesday: Beautifully Illustrated ’15 to Watch’ in World Cup 2014
- Switch Image Project – Font Portugal 2014 Kits
Excelente postagem!
Valeu! Muito obrigado! =)
Em nome da Luckcomm fico feliz que tenha utilizado nosso conteúdo como fonte, realmente a postagem de vocês ficou muito boa. Abraço
Oi, Vinicius!
Muito obrigado pelo retorno! Gostamos também demais no post de vocês! Parabéns e obrigado pelo contato.
Um abraço!
É muito interessante ver como esse tipo de tipografia com essa temática foi escalonando até hoje, sendo possível comunicar um pouco do espirito dos respectivos países com elas. Ótimo post 🙂