Trajando Trajan
As inscrições na Coluna de Trajano narram a vitória do imperador sobre os Dácios, prova de que está na essência da fonte Trajan a propriedade de ser perfeita pra anunciar feitos heroicos, histórias grandiosas e fatos memoráveis. Sabendo disso muitos, mas muitos filmes e produções cinematográficas e até vídeo games (Assassin’s Creed) usam a fonte Trajan em suas campanhas gráficas. Tem um vídeo muito conhecido que fala justamente disso, pondo em cheque se já não virou clichê demais usar Trajan em cartazes de filmes e capas de mídias reproduzíveis. (vídeo abaixo).
Dentre muitas fontes baseadas nas formas de letras capitulares romanas do primeiro século depois de Cristo, a Trajan é a que reproduz mais fielmente as inscrições romanas em suas formas mais originais.
Desenhada por Carol Twombly, em 1989 para os sistemas da Adobe, a fonte Trajan é caracterizada como Glífica, ou seja, é uma fonte baseada em inscrições esculpidas na rocha e por ser baseada, principalmente, nos textos na base da Coluna de Trajano – época em que não havia letras minúsculas – a Trajan é caracterizada como Versalete, já que suas letras minúsculas são versões em tamanhos menores das letras capitulares.
O interessante é que as inscrições na Coluna de Trajano contemplam todas as letras do alfabeto, o que foi crucial na escolha de Twombly para ser a base da família tipográfica. As inscrições originais foram feitas sobre mármore com um pincel de ponta quadrada e achatada, cada letra usou três ou quatro pinceladas rápidas por isso os prolongamentos e as variações na espessura das linhas que dão o charme e elegância da fonte. A mesma pessoa que esboçou com o pincel também esculpiu na rocha e se preocupou na ilusão nas formas de letras criadas pelas sombras.
Carol Twombly finalizou e completou a família com pontuação, incluiu numerais e também acrescentou uma versão em negrito da família para quando for necessário enfatizar os textos. Houve também modificações para se adequar a versão impressa. Ao comparara fonte com as inscrições original na Coluna romana, a fonte tem mais serifas com diferença nos pesos das hastes e das barrigas, a letra ‘N’ sendo mais estreita e o ‘S’ mais larguinha.
A fonte da Adobe também é adotada em diversas Universidades atribuindo uma beleza antiga e tradição em tempos modernos, dentre elas: Universidade do Texas, Columbia University, Universidade de Bologna, Universidade do Kansas, Universidade Estadual da Pensilvânia, Universidade de Rhode Island, Rice University e mais um monte! Outro ambiente que faz uso constante da Trajan é a Política. A fonte fora usada em diversas campanhas de políticos americanos inclusive em 2008 pelo Presidente Barack Obama.
Carol conseguiu extrair clareza e beleza através da sua visão e interpretação dos caracteres romanos da antiguidade, isso fez da Trajan uma fonte tão apropriada que virou clichê, mas ainda assim um clichê que funciona, sempre!
Adorei este resultado da pesquisa . Desconhecia a origem da letra que está numa gravura de Monet no meu escritório , a qual me traduzia elegância e bom gosto. A ponto de
querer usá-la na minha identidade visual. Que descoberta incrível, ser tão antiga e com elementos especialmente estudados como sombras para intensificar o efeito das formas da letra.
Obrigada
Pingback: Alunos apresentam exposição sobre cartazes tipográficos no Senac Campinas | Digitais PUC-Campinas