FF Meta

Começa aqui mais uma sessão do Tipo da Fonte, onde vamos tentar fazer uma filha técnica de algumas da principais tipografia lançadas. A idéia é compilar informações que estão disponíveis e trazer até você um resumo conciso sobre cada fonte. Por ser este espaço de coleta de informações, sempre iremos indicar o local de onde a informação foi tirada e quem quiser se aprofundar mais no assunto, basta clicar nos links para acessar todas as fontes utilizadas para o desenvolvimento de cada uma das análises.

Como primeira análise desta sessão, escolhemos a FF Meta, do designer alemão Erik Spiekermman.

Descrição

A FF Meta é um das marcas registradas da FontFont. Na época de seu lançamento, foi muito bem recebida e utilizada em quase todo o tipo de aplicação, rapidamente se tornando um dos tipos mais populares da era do computador. Conhecida como a “Helvetica dos anos 90”, ela não apresenta necessariamente muitos aspectos de correlação de forma em comum com a fonte suíça, mas, por outro, lado cumpre as necessidades de comunicação de forma semelhante.

Captura de Tela 2016-02-11 às 16.19.30O êxito alcançado pela fonte deve-se a uma série de fatores. Foi uma das primeiras fontes digitais para incluir numerais old style como padrão. Outro fator determinante que fez com que ela se destacasse foram características específicas do seu desenho. O desenho do “g” minúsculo ajudou a usuários a identificar mais facilmente este tipo de letra. Por fim, muitos designers desenvolveram  bons trabalhos utilizando a FF Meta, incluindo o próprio Erik Spiekermann, criador da fonte.

Ao longo dos 25 anos desde a sua criação, a família FF Meta foi estendida para incluir oito pesos e duas larguras, bem como famílias adicionais, como FF Meta Headline, FF Meta Serif e FF Meta Correspondence, somando 26 estilos em sua família.

Podemos dizer que FF Meta foi a catalisadora de uma tendência mundial se sans-serif alternativas, com os já citados numerais old style, maiúsculas pequenas, numerosas ligaduras, flechas e parênteses distintos.

Obs.: Informações traduzidas e compiladas do FontFont e 100 best typefaces of all times

Classificação e Prêmios

A FF Meta é classificada com uma Sans-Serif Humanista. A principal premiação da fonte ocorreu em 2011, quando foi incluída na coleção de referências de Design e Arquitetura do MoMA.

Estilos

Como já foi falado anteriormente, a FF Meta possui atualmente 8 pesos (thin, light, regular, book, mediu, bold, extra bold e black); 2 larguras (condensed e regular); com variações de composição regular ou itálica, totalizando 26 estilos que são oferecidos pelo FontFont.

prancha-familia-meta-01

Obs.: tabela fornecida pelo FontFont.

Métricas verticais

Por ser uma família projetada para diferentes aplicações, incluindo corpo de texto, a FF Meta possui uma altura de x relativamente alta com um leve diferenciação nas alturas das maiúsculas e ascendentes, sendo estas últimas levemente mais extensas.

metricas_verticais_meta.png

Explorando seu desenho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Obs.: Parte da análise dos caracteres foi adaptada dos livros Tipografia Comparada, de Cláudio Rocha; e Como criar tipos: do esboço à tela, de Cristobal Henestrosa, Laura Meseguer e José Scaglione. Para saber de mais detalhes da fonte, recomendamos a compra dos livros.

Exemplos de uso

Obs.:  Exemplos retirados do FontFont e do Fonts in Use. Para mais exemplos, recomendamos uma visita às paginas.

Onde Comprar?

A FF Meta pode ser facilmente encontrada para venda na página da sua foundry e em algumas da principais resellers do mundo. Abaixo, listamos algumas das opções.

large_foundry-logoimage-69286620  myfonts-logo-design Captura de Tela 2016-02-20 às 12.26.12

 

Para saber mais informações sobre o projeto e ver outras análises, conheça a página do projeto Type Analysis.

E ai? Gostou? Alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário.

 

 

 

 

Um comentário em “FF Meta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: