Encorpada Classic

Criada pelo  Type Designer brasileiro Eduilson Coan, a Encorpada Classic traz algumas das melhores características de uma Didone mas com uma pegada contemporânea. Com detalhes suaves, a Encorpada Classic é uma escolha elegante para a sua biblioteca de tipos.

A família Encorpada iniciou-se em 2009, quando a dooType lançou a Encorpada Black. Após o sucesso, a dooType lançou a Encorpada Pro da super família em 2012 e não parou por aí. Em 2013, veio a Encorpada Classic, versão analisada neste artigo. Em 2014, foi lançada uma versão reduzida da PRO, com menos glifos, a Encorpada Essential. Por fim, em 2015, foram lançadas as versões Condensed e Compressed da Encorpada Classic, ampliando a gama de possibilidades desta super-família.

A Encorpada Classic mantém a aparência de suas antecessoras, mas foi projetada com considerações mais funcionais.

(texto informado pelo autor e livremente adaptado pelo blog).

Classificação e Prêmios

A Encorpada foi selecionada para a Tipos Latinos 2014 na categoria texto.

Família e Set de caractere

A família Encorpada Classic possui ao total 34 estilos, sendo 7 variações de peso (extra light, light, regular, semi bold, bold, extra bold e black), 3 variações de largura (compressed, condensed e normal) e 2 variações de eixo (regular e itálico). As variações compressed e condensed (regular e itálica) não possuem os pesos extra light e extra bold).

 

O set de caracteres é composto por 447 glifos, abrangendo maiúsculas, minúsculas, numerais, sinais e diacríticos. A Encorpada conta também com recursos opentype. Entre eles, frações numéricas, sobrescrito/subscrito e números ordinais.

 

Abaixo, uma demonstração da compressão da mancha de texto com a mudança de tamanho do corpo da fonte.

Características

Como uma didone contemporânea, a Encorpada Classic possui um grande contraste entre as hastes, serifas retas com junções curvas e elegantes terminais em gota. Selecionamos alguns caracteres e apresentamos abaixo características que definem o projeto tipográfico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Métricas

A Encorpada Classic possui ascendentes e descendentes equilibradas com alto contrates entre hastes finas e grossas. Abaixo, destacamos algumas medidas realizadas utilizando o software Glyphs.

 

Caracteres semelhantes, como E, F, H, I, L e T, possuem características métricas semelhantes. Entretanto, observa-se uma leve variação nas formas, pequenos ajustes que serão observados mais a frente.

 

O grupo M e N possuem inclinação das diagonais e largura de serifa distintas.

 

A macha gráfica gerada pelos caracteres é demonstrada abaixo com a Encorpada em tamanho de corpo 30 pt. Nesta imagem pode-se observar também algumas proporções de espaçamento empregado pelo type designer.

 

Ajustes e detalhes do desenho

Para se criar um grande projeto tipográfico, deve-se ter o cuidado no desenho, realizando ajustes óticos. Além disso, formas que podem ser espelhadas, às vezes precisam passar por leve modificações para que os caracteres não confunda o leitor. Abaixo, apresentamos alguns exemplos de ajustes encontrados na Encorpada Classic.

A altura da barra horizontal de caracteres como P, H, E, R e B, por exemplo, não é a mesma em todos os casos. Notem que o P possui a barra mais baixa, enquanto o B, a mais alta.

A partir deste exemplo, também podemos observar a área do bojo superior neste mesmo conjunto de letras.

Outro detalhe que pode ser encontrado é o ajuste da barra diagonal do x maiúsculo e minúsculo. Como uma didone, a Encorpada só possui esse ajuste em uma das hastes, deixando a diagonal pesada sem a correção.

Alguns caracteres são derivados do espelhamento de outro. É assim com letras como o u e n, onde o espelhamento de um gera o outro. Ainda assim, a depender do projeto e de suas características, alguns ajustes devem ser realizados para evitar que a forma de letras no conjunto de texto acabe confundido o usuário.

Na Encorpada Classic, observamos ajustes e listamos abaixo alguns exemplos.

 

 

Exemplos

Onde Comprar?

A Encorpada Classic pode ser encontrada para venda em resellers como My Fonts e Fonts.com.

myfonts-logo-design Captura de Tela 2016-02-20 às 12.26.12

 


E aí? Gostou? Alguma dúvida nesta análise ou sugestões? Deixe seu comentário e participe!

Se não conhecia nossa sessão de análise de fontes, recomendamos uma leitura em nossos outros releases

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: