Cinco anos dO Tipo da Fonte!

Em janeiro de 2012, formou-se na Universidade Federal do Ceará um grupo de estudos que tinha a tipografia por tema central. A forma escolhida para consolidar os conhecimentos foi a publicação do resultados dos estudos na forma de um blog. Nascia aí o O Tipo da Fonte.

Foi assim, de forma despretensiosa por um lado mas cheia de vontades do outro, que o blog nasceu e foi ganhando corpo. Ao longo destes 5 anos, publicamos artigos, fontes, vídeos, divulgamos eventos, explicamos termos e teorias que antes nos pareciam estranhos e distantes.

Acessos

Durante sua existência, o amor pelas letras só aumentou, o grupo cresceu. Tivemos a sorte de vermos nossos números crescendo, crescendo e crescendo. Essa alegria não vem dos números em si, mas da sorte de saber que estamos ajudando pessoas interessadas, dando a elas conteúdo relevante.

Em 2016, foram mais de 54 mil acessos! Hoje, temos uma média de mais de 140 acessos diários. Nos alegra bastante que estes números tenham somente crescido nestes 5 anos. E vamos continuar trabalhando para cada ver mais entregar conteúdo de qualidade para vocês.

Artigos

notes by icon 54 from the Noun Project

Ao total foram 60 posts publicados. Sessenta! Falamos desde conceitos simples como, por exemplo, o que é uma família tipográfica até mesmo espaçamento de fontes. E este é a ideia do blog, explicar os conceitos do mundo das letras de uma forma simples. Assim seguiremos, tentando explicar tudo da forma mais simples. Querem algum tema? Basta sugerir!

Fontes lançadas

Através da disciplina de Experimentos em Tipografia Digital, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos são disponibilizados para downloads em formato Creative Commons. Ou seja, os projetos podem ser adotados e finalizados por outras pessoas, desde que sejam dados créditos ao grupo original.


O projeto TipoAssim distribuiu 9 projetos tipográficos, 11 fontes, através do site DaFont, chegando a incrível marca de aproximadamente 125 mil downloads!

O melhor é que não para por aí, para o aniversário do O Tipo da Fonte, estamos lançando mais uma fonte, a Malígna, e novas fontes estão no ponto para saírem do forno em 2017. Aguardem!

 

 

Participamos também do projeto da Onanim, a tipografia utilizada no jogo Trajes Fatais, vencedor dos prêmios de melhor jogo na BGS em 2015 e do prêmio popular da Brazil Game Awards em 2016. O jogo é sensacional e estamos muito felizes em poder ter ajudado um pouco nesses empreitada!

 

 

Oficinas e o DiaTipoCE 2014!

Além de escrever, atuamos também na formação de novos apaixonados por letras. Para isso, não medimos esforços e saímos Nordeste afora oferecendo cursos. Ao total foram 8 encontros que aconteceram em Fortaleza, Sobral e Natal.

Em 2014, embarcamos no projeto de trazer grandes nomes da tipografia nacional e ajudamos a realizar, junto com o Centro Cultural Dragão do Mar e a Bianca Benedicto, o DiaTipoCE. O evento durou 3 dias e foi totalmente gratuito, oferecendo palestras e oficinas com nomes como Eduilson Coan, Henrique Nardi, Tiago Reginato, Pedro Moura e Leonardo Buggy. Nada mal, heim?

 

 

O que vem por aí?

Com o novo layout, podemos dar destaque a conteúdos como vídeos e fontes. Agora que temos domínio e servidor próprio, podemos gerenciar melhor downloads e isso facilitará a publicação de novas fontes, por isso, esperem que vem mais coisas por aí.

Outra sessão que ganhará mais destaque será a de análises. Iremos trabalhar mostrando detalhes e curiosidade de fontes clássicas ou recém-lançadas. essa sessão tem uma importância muito grande tanto para observar detalhes de fontes de qualidade, como também para quem quer desenvolver sua própria fonte e precisa saber como alguns problemas comuns são resolvidos. Por isso, a sessão de análise ganhará muita importância em 2017.

Além disso, teremos novidades todos os meses, trazendo muito mais conteúdo e ferramentas que ajudem no ensino e na aprendizagem dessa área que tanto amamos.

É isso. esperamos vê-los muito mais vezes em 2017.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: