A Beleza da Tipografia Analógica

Muitas vezes, a tipografia é tudo que precisamos para comunicar uma idéia de forma eficaz. A fonte deve ser expressiva o suficiente para se comunicar adequadamente. Alguns designers se concentraram na “experiência” para propor coisas diferentes, os resultados são muitas vezes artístico, estético, louco ou apenas diferente do que estamos acostumados a ver. Estes designers têm explorado novas perspectivas de experimentação e o grande desafio é obter resultados únicos.

A tipografia é, antes de tudo, um grande processo de criação e experimentação artística. E para falar de experimentos tipográficos, vamos nos desligar um pouco do mundo digital e admirar algumas produções tipográficas manuais fantásticas. Prepare-se para conhecer o mundo dos experimentos tipográficos, agora na versão analógica! Se você ainda não viu, já falamos um pouco sobre tipografia experimental aqui no blog onde você pode ver sobre a história da tipografia experimental.

handmade-type

Art-Handmade-Type-Typography-02

Trabalho realizado pela designer Tien-Min Liao.

Na área da tipografia e do design gráfico, tudo aquilo que for novo, não convencional ou difícil de classificar pode ser classificado como experimental. Assim como na ciência, um experimento é o teste de uma ideia, ações realizadas para tentar provar uma hipótese, no caso da tipografia é tentar passar para o mundo físico o que está apenas na sua cabeça.

Um dos exemplos mais comuns de tipografia experimental analógica são os handmade letterings, que podem ser explorados em diversas plataformas (papel, paredes, carros, vidros, etc) e com as mais diversas ferramentas, sendo o grafite e tintas as mais comuns.

Amazing-3D-typography-1

Feito pelo ilustrador Lex WIlson.

O trabalho tipográfico manual vai muito além de ideias soltas no papel e experimentos aleatórios, ele exige muito envolvimento e planejamento pois, diferente do digital, que muitas vezes não podemos voltar no caso de algum erro, então tudo tem que ser bem arquitetado. Um grande exemplo disso é o projeto que foi realizado para a revista Abitare (2012), pelo designer Gerard Miró do estúdio Lo Siento, presente no último Offf (Festival Internacional de Cultura e Design) que aconteceu aqui em Fortaleza .

contents_544    contents_540 contents_539

contents_537contents_538

A DIVERSIDADE E A CRIATIVIDADE

A imensidade de materiais e técnicas disponíveis, além das mentes super criativas por trás desses trabalhos os trabalho, faz com que haja uma grande diversidade de experimentos. Não existe limite para a experimentação tipográfica. A seguir alguns bons experimentos tipográficos analógicos que mostram que o céu é o limite.

typo-1

Feito com caixas de papelão. Trabalho realizado pela designer gráfico Belinda de Bruyn.


6131215ba651c472a08d9e66ac391324 64
Feito com linhas de costura. Trabalho realizado pelo designer gráfico Thom Isom.


407576301bc71eebaacb757ae3cc7642
Uma exploração manual usando chiclete rosa. Trabalho realizado pela designer Cecilia Uhr.

fd8f13e8ecdc5cf13d783881c1aae161
Feito com ferramentas. Trabalho realizado pelo ilustrador e designer gráfico Sam Gulpen.

e187f53039eea133ef7fd7b6f489728e

71e08bf2e65dd1007208fd474c8296d1 Feito com comida, frutas no primeiro caso e queijo so segundo. Trabalho realizado pela designer gráfico Allison Supron.

As possibilidades são tantas que é melhor parar por aqui, mas antes de ir que tal um desafio? Pense nos materiais disponíveis em sua casa, crie uma aplicação tipográfica (um conceito, um nome, uma letra) com os materiais que você escolher e mostra o resultado aqui nos comentários ou marcando nossa página do Facebook.

Veja aqui a versão completa dos exemplos mostrados:

 

Fontes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: