Trajando Trajan

As inscrições na Coluna de Trajano narram a vitória do imperador sobre os Dácios, prova de que está na essência da fonte Trajan a propriedade de ser perfeita pra anunciar feitos heroicos, histórias grandiosas e fatos memoráveis. Sabendo disso muitos, mas muitos filmes e produções cinematográficas e até vídeo games (Assassin’s Creed) usam a fonte Trajan em suas campanhas gráficas. Tem um vídeo muito conhecido que fala justamente disso, pondo em cheque se já não virou clichê demais usar Trajan em cartazes de filmes e capas de mídias reproduzíveis. (vídeo abaixo).

Dentre muitas fontes baseadas nas formas de letras capitulares romanas do primeiro século depois de Cristo, a Trajan é a que reproduz mais fielmente as inscrições romanas em suas formas mais originais.

Desenhada por Carol  Twombly, em 1989 para os  sistemas da Adobe, a fonte Trajan é caracterizada como Glífica, ou seja, é uma fonte baseada em inscrições esculpidas na rocha e por ser baseada, principalmente, nos textos na base da Coluna de Trajano – época em que não havia letras minúsculas – a Trajan é caracterizada como Versalete, já que suas letras minúsculas são versões em tamanhos menores das letras capitulares.

O interessante é que as inscrições na Coluna de Trajano contemplam todas as letras do alfabeto, o que foi crucial na escolha de Twombly para ser a base da família tipográfica. As inscrições originais foram feitas sobre mármore com um pincel de ponta quadrada e achatada,  cada letra usou três ou quatro pinceladas rápidas por isso os prolongamentos e as variações na espessura das linhas que dão o charme e elegância da fonte. A mesma pessoa que esboçou com o pincel também esculpiu na rocha e se preocupou na ilusão nas formas de letras criadas pelas sombras.

Carol Twombly finalizou e completou a família com pontuação, incluiu numerais e também acrescentou uma versão em negrito da família para quando for necessário enfatizar os textos. Houve também modificações para se adequar a versão impressa. Ao comparara fonte com as inscrições original na Coluna romana, a fonte tem mais serifas com diferença nos pesos das hastes e das barrigas, a letra ‘N’ sendo mais estreita e o ‘S’ mais larguinha.

A fonte da Adobe também é adotada em diversas Universidades atribuindo uma beleza antiga e tradição em tempos modernos, dentre elas: Universidade do Texas, Columbia University, Universidade de Bologna, Universidade do Kansas, Universidade Estadual da Pensilvânia, Universidade de Rhode Island, Rice University e mais um monte! Outro ambiente que faz uso constante da Trajan é a Política. A fonte fora usada em diversas campanhas de políticos americanos inclusive em 2008 pelo Presidente Barack Obama.

Carol conseguiu extrair clareza e beleza através da sua visão e interpretação dos caracteres romanos da antiguidade, isso fez da Trajan uma fonte tão apropriada que virou clichê, mas ainda assim um clichê que funciona, sempre!

 

 

 

Referências:

http://www.luli.com.br/2009/05/07/trajano-foi-ao-cinema-e-ainda-nao-voltou/
http://www.brainstorm9.com.br/1813/diversos/a-onipresenca-da-trajan/
http://store1.adobe.com/cfusion/store/html/index.cfm?store=OLS-US&event=displayFontPackage&code=519
http://penelope.uchicago.edu/~grout/encyclopaedia_romana/imperialfora/trajan/column.html
http://www.goodiebag.tv/episodes/06_trajan_is_the_movie_font.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Trajan_%28typeface%29
http://www.myfonts.com/fonts/linotype/trajan/
http://www.rudyreyes.com/assets/swf/timeline/rudy%20fonts/Trajan%20Pro/Trajan%20Pro%20ReadMe.pdf
http://www.tex.ac.uk/tex-archive/fonts/trajan/trajan.pdf
http://liamlewison1.blogspot.com.br/2010/12/blog-post.html
http://www.linotype.com/2638/trajan.html
http://posterwire.com/archives/2005/07/17/one-font-to-rule-them-all/

Um comentário em “Trajando Trajan

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: