Apps gratuitas sobre Tipografia para iPad

A aquisição de um iPad implica em um ganho de produtividade (e da perca delas em alguns momentos, não é?) em diversos tipos de atividades. Para designers, é uma mão na roda. Sáo inúmeras aplicações de desenho livre, desenho vetorial, montagens, simulação, observação, etc. A tipografia, não fica de fora e fomos atrás de vários aplicativos para você sair por aí utilizando e, o melhor de tudo, sem gastar nada! 

Antes de começamos, é importante dizer que esta lista se propõe apenas em ser um guia, sem querer aqui listar os aplicativos por ordem de importância, ou que este é um guia completo e definitivo. Melhor Definir este post como um bom começo. Quem achar mais coisas, coloca no comentário que vamos incrementando nossa lista. Ok?

Bom, apresentaremos os aplicativos por categoria. Vamos lá.

Catálogo e Combinação de Fontes

1. Typefaces

O Typefaces é um excelente catálogo de fontes para iPad. Sem muitas firulas, o aplicativo se apresenta somente como tal, mas faz tudo o que é esperado  um pouco mais.

Além de mostrar as fontes disponíveis, é importante para se conseguir detalhes específicos de um glifo, ou caractere. Você sabia que o “ß” chama-se germandbls , que seu ID é 137 e seu unicode é U+00DF? Bom, essa informação pode não ser importante agora, mas – quem sabe em um futuro – pode ser necessária e difícil de achar.

O Typefaces é ótimo para saber detalhes sobre cada um dos caracteres.

Outra informação que pode ser muito interessante, mesmo que inicialmente parecendo desnecessário, são os dados sobre cada uma das famílias tipográficas.

Da mesma forma, é fácil conseguir informações sobre cada uma das famílias tipográficas apresentadas.

Por fim, o Typefaces possui um ótimo sistema de comparação de fontes, permitindo a inserção de um bom número de famílias e a alteração de tamanho, o que facilita para verificar se a fonte responde bem em tamanho grande e pequeno (tema abordado neste post).

O sistema de comparação de fontes do Typefaces é fácil e prático.

Enfim, um ótimo catálogo de fontes.

Avaliação do Tipo da Fonte: muito muito bom.

2. Type Specimen

Este aplicativo é – de longe – o aplicativo mais útil e melhor elaborado dessa lista. Este aplicativo foi desenvolvido para facilitar testes co combinação de fontes, um dos assuntos mais legais e ao mesmo tempo mais delicados no trabalho de um designer.

Com o Type Specimen você pode escolher facilmente entre diversos tipos de fontes e verificar a aplicação dessa combinação. O único problema encontrado é que as fontes são exclusivamente da Suitcase Type Foundry, uma type foundry – escritório de tipografia – da República Checa que faz um bom trabalho e possui boas fontes.

São oferecidas ao usuário as seguintes opções Fontes, Busca e Combinação. Em fontes, é possível visualizar todas as informações sobre cada uma das fontes (família, pesos, glifos e info).

Modo de informação da família tipográfica do Type Specimen

Em busca, existe a possibilidade de buscar uma fonte por nome (um tanto inválido, já que são fontes específicas e próprias) e por estilo. Essa opção é extremamente útil, sendo fácil e rápido achar fontes para texto, alegres, para displays ou pesadas.

Sistema de busca. Ótimo para procurar fontes por estilo.

A última opção, a de Combinação, é o supra-sumo do aplicativo. Nela, é apresentada um modelo de página com três campos hierárquicos básicos (Título, Subtítulo e Texto) onde você pode alterar características e as próprias famílias até encontrar a melhor combinação. O aplicativo possui ótimas combinações, mas é possível apelar para o modo randômico (com resultados ruins) ou modificar as opções manualmente.

O modo de combinação de fontes é extremamente prático.

Por fim, como nem tudo são flores, temos que falar do lado negativo do aplicativos. O problema que vimos é que apesar de serem boas fontes, com boas referências visuais, falta a possibilidade de testarmos fontes de casas mais importantes, como a Adobe, por exemplo.

Muito pouco para o que ele oferece. Link para o download na AppStore.

Avaliação do Tipo da Fonte: muito fraco. Bom mas incompleto.

Jogos

1. Typography Starlet

Jogo de memória, legal, né? Humm… Nem tanto.

O Typography Starlet é um jogo de memória para iPad, com base nas tipografias mais famosas. Nele, temos que lembrar onde estão os pares dos cards com as fontes Helvetica, Frutiger, Bodoni ou Clarendon (por exemplo).

O problema é que faltam recursos simples de feedback, o que deixa um jogo até legal, totalmente sem jogabilidade. Para se ter uma ideia, nem sequer o feedback de sucesso quando o jogador acerta todas as fontes é dado, ficando a tela congelada e aparecendo o botão “restart game”.

Faltam os recursos mais básicos de um jogo para chamar o T.S. como tal.

O link para baixar o app está aqui, mas se você quiser conhecer um jogo da Memória bem mais legal, indicamos o Memolibras.

No geral, muito hype para pouco conteúdo.

Avaliação do Tipo da Fonte: muito fraco.

2. Fontify

Esse aplicativo tem por objetivo criar desenhos utilizando fontes. Fontify é projetado para permitir que você compartilhe seus esboços através de uma galeria on-line e através das redes sociais mais populares. A galeria é também o local para busca de inspiração para projetos.

Essa prática, muito utilizada em escolas de comunicação social e artes tem como objetivo desenvolver o processo criativo (especialmente na Publicidade e Design). Nesse sentido, o aplicativo parece ser bastante interessante.

Desenhar com o Fontify é relativamente simples. Cada novo elemento é tratado como uma nova camada. Assim, deve-se criar uma camada para cada elemento e, após isso, você pode abusar das interações permitidas por uma tela multi-touch para manipular seu caractere.

Bom para aprendizado, mas fraco para qualquer coisa além disso.

Infelizmente não se pode trabalhar com cores, o que impossibilita o desenvolvimento e a distinção de alguns desenhos.

Parece ser um aplicativo bastante interessante, mas com a aplicação realizada em sala de aula e menos por motivação pessoal. Após o primeiro desenho (com cerca de 4 elementos) não tivemos mais vontade de abrir o aplicativo e tentar algo novamente.

Avaliação: Bom para aulas de arte e/ou criatividade

Referência

1. ProcessJournal

O ProcessJournal é na verdade – e como o nome já adianta – uma revista, um jornal, sobre tipografia.

Desenvolvido em Melbourne, na Austrália, a revista ProcessJournal é uma publicação trimestral cujo objetivo não está em somente servir como uma fonte de inspiração para designers, mas mostrar um pouco do processo “processo” por trás de alguns dos trabalhos mais influentes.

Como dito, não é necessariamente uma revista voltada à tipografia, mas em suas sessões existe uma área totalmente voltada ao assunto e onde você pode conferir matérias e entrevistas com gente como Dominic Hofstede, Dimitri Bruni e Manuel Krebs, da Norm Design.

Local para boas leituras, o ProcessJournal é logar para boas referências. Só.

O link para download é esse. Como aplicativo é isso. Local para boas leituras e para se inspirar.

Avaliação do Tipo da Fonte: Médio.

2. The Ampersand

Ampersand, para quem não sabe, é o nome em inglês para o famoso “&”, ou “e comercial” ou ainda “sinal tironiano”.

O The Ampersand se propõe a ser uma espécie de humilde tributo ao caractere.   O aplicativo também se comporta como uma revista com as páginas desenhadas com exemplos de bons usos da letras.

No começo, a coisa até impressiona com algumas composições bonitas, mas depois cai quase em um catálogo de fontes que mostra somente o “&” e nada mais.

No começo, o The Ampersand até impressiona, mas…

Há quem goste, mas achamos muito fraco e pouco útil.

…logo ele cai quase em um modelo de catálogo de fonte. Pena.

Avaliação do Tipo da Fonte: Fraco.

3. Just My Type

O aplicativo Just My Type é na verdade mais um e-book sobre tipografia. Segundo o desenvolvedor, Just My Type é um livro de histórias, sobre como Helvetica e Comic Sans dominaram o mundo, sobre por que Barack Obama optou por Gotham, enquanto Amy Winehouse encontrou sua alma em 30s Art Deco. O livro fala sobre os grandes tipógrafos, de Baskerville para Zapf.

O livro já começa muito bom por apresentar na sua contra-capa uma tabela periódica das famílias tipográficas. Apesar de ser conhecida e de não ter valor científico algum, é interessante ter essa imagem em boa qualidade e de fácil acesso para consultas futuras.

O livro de Simon Garfield, lançado em 2010, segue muito bem. Em sua introdução é apresentada uma discussão sobre o porquê amar fontes, bastante interessante, diga-se de passagem.

O primeiro capítulo descreve a história da Comic Sans (já descrito no Tipo da Fonte, nesse post). O segundo capítulo conta um pouco da história das letras capitulares, explicando de onde veio a expressão “caixa alta” e “caixa baixa”. No capítulo seguinte, explicações sobre a anatomia de uma fonte e sua padronização de tamanhos. Mais adiante, o livro dedica um capítulo a descrever a história e características da fonte Gill Sans.

O único problema do livro é não informar que é uma versão reduzida antes de você fazer o download.

Achou algo estranho no texto? Faltou uma finalização?

Essa estranheza é exatamente o que acontece no aplicativo/e-book Just My Type. Ele simplesmente para por aí. Quando a leitura está por ser aprofundada, nos deparamos com a tela de compra da versão completa do livro.

Essa tática, apesar de não ser condenada, na verdade é muito usada, foi mal vista por levar o usuário à leitura sem nenhuma informação de que esta era uma versão Lite do produto. Uma pena.

De uma forma geral, é um bom livro de referência, pena ficar somente nisso.

Avaliação: Quase bom.

Finalizando

E aí? Gostou? Certamente vários aplicativos ficaram de fora, isso sem contar que só incluímos os apps de iPad deixando de fora os exclusivos para iPhone e também para Android. Mais para frente, quem sabe, fazemos outras listas.

De qualquer forma, se você tiver qualquer sugestão de aplicativos, comente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: