Qual fonte combina com esta? – Parte 1

Muitas pessoas tem dúvidas sobre como combinar tipografias. Isso acontece porque, assim como foi dito no post sobre a escolha de fontes, não existe uma receita de bolo e, provavelmente, nunca existirá! Aqui vamos dar uma olhada em boas práticas pra facilitar na hora de escolher quais fontes usar.

Combine Serif com Sans-Serif

Sans-serif no título e Serif no corpo do texto: esta é uma das combinações mais comuns e quase nunca dará errado. Não será nada inovador, mas é uma escolha segura. No exemplo da direita temos duas sans-serif , Trade Gothic e Bell Gothic respectivamente. Isso acaba criando um conflito indesejável. Já no segundo exemplo, a Bell Gothic foi substituída pela Sabon que é serifada e funciona muito bem com a Trade Gothic. Ainda mais pelo fato das dias terem uma altura-x grande.

Combine Serif com Sans-serif

Crie contraste

Um erro muito comum é a falta de diferenciação entre as partes do texto prejudicando a hierarquia. As partes mais importantes, como o título, tem que ter um destaque maior que o restante do texto.  E é aí que o peso das fontes pode ser seu maior aliado. Veja que no primeiro exemplo o título perde um pouco de destaque mesmo estando maior que o resto do texto. Já no segundo, qualquer pessoa, mesmo que não consiga ler exatamente o que está escrito, já sabe que as primeiras linhas são mais importantes que as demais.

Varie o peso para criar contraste

Uma outra maneira de criar contraste é usando fontes diferentes, mas aí é necessário muito cuidado. Como pode ser visto na imagem abaixo, fontes muito similares (linha 1 –  Hoefler Text e Goudy Bookletter 1911) causam conflito. Já fontes diferentes (linha 2 – ChunkFive e Geneva) causam contraste. Mas não saia por aí colocando fontes completamente diferentes uma da outra (linha 3) porque o fato de que elas criam contraste entre si não significa que elas funcionam bem juntas.

Crie contraste

Crie uma variedade de cores tipográficas

Não! Não estamos dizendo para deixar seu texto todo colorido. Cor tipográfica é o efeito criado pelas variações de tamanho, peso, leading, kernig… Para entender melhor, pegue um texto e afaste-se dele. Vai chegar um momento em que você não vai mais conseguir ler, mas continuará vendo as diferenças tonais das manchas produzidas pelo texto. Pronto! Estas são as cores tipográficas.

No primeiro exemplo dá pra perceber que não exite muito contraste entre as fontes das partes distintas do texto, ficando tudo muito misturado. No segundo caso está bem mais organizado. Se você fizer o teste das cores tipográficas com esses exemplos vai perceber que o da esquerda apresenta uma mancha uniforme, enquanto o segundo vai ter manchas separadas e diferentes.

Crie uma variedade de cores tipográficas

Esperamos que tenha gostado das dicas e fiquem ligados para mais na segunda parte do post.

Referências:

http://www.smashingmagazine.com/2010/11/04/best-practices-of-combining-typefaces/

http://www.webdesignerdepot.com/2011/02/eight-ways-to-combine-typefaces/

2 comentários em “Qual fonte combina com esta? – Parte 1

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: