Max Miedinger? Ah! O criador da Helvetica!

Max Miedinger

Miendinger é outro célebre tipógrafo suíço. É o criador da famosa fonte Helvetica. Se ela não tivesse feito tanto sucesso, o mesmo teria acontecido com seu criador.

Nascido em 24 de dezembro de 1910 em Zurique,  na Suíça, Max Miendinger estudou na Escola de Zurique de Artes e Ofícios de 1926 a 1930. Em 1936 ele começou a trabalhar como tipógrafo no Departamento de publicidade Globus, e lá permaneceu durante 10 anos. Depois, passou mais 10 anos trabalhando no atendimento a clientes e como representante da fundição Haas’sche Schriftgiesserei, sedeada em Münchenstein, próxima à Basel.

Aos 46 anos (1956), Miedinger deixou o cargo na Haas e passou a  trabalhar como freelancer para a empresa. Esse foi o início de uma nova fase em sua vida. Nesse período, Eduard Hoffmann, tipógrafo e diretor da Haas, encomendou à Miedinger a modernização de uma fonte sem serifa de propriedade da firma, a Haas Grotesk.

A partir daí, Miedinger trabalhou nessa empreitada e a primeira versão da fonte foi feita ainda em 1956, sendo chamada de Neue Haas Grotesk, mas apresentada como Helvetia, na Feira Graphic 57. Ele que já tinha trabalhado como vendedor, sabia o que realmente as pessoas queriam. Isso o ajudou a desenhar uma fonte ideal para a procura comercial, que foi colocada no mercado juntamente com a famosa Univers de Adrian Frutiger. De 1957 a 1961, a fonte foi comercializada com o título original, Neue Hass Grotesk.

Logo depois, a Fundição alemã D. Stempel AG comprou os direitos da Helvetia, adicionou vários pesos e graus de condensação, e a relançou ainda em 1961, com o nome de Helvetica.

Família Helvetica

A Helvetica não foi desenvolvida com um conceito estrutural assim como Adrian Frutiger fez com a Univers, inventando uma sistemática numérica para calibrar os pesos e graus de condensação/expansão. A ausência dessa sistemática deixou a fonte com uma estética pobre, fazendo-se necessário um redesign, e assim foi novamente lançada e com o nome de Neue Helvetica, em 1980. Apesar dessa pobreza estética da Helvetica, ela foi a fonte de maior sucesso nos anos 60 e 70.

Família Helvetica Neue

Miedinger faleceu em 8 de março de 1980, ontem sua morte completou 22 anos. Ele nunca iria imaginar que sua fonte obtivesse tanto sucesso, e assim, revolucionasse a tipografia moderna.

Referências:

http://www.linotype.com/522/maxmiedinger.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Max_Miedinger

http://tipografos.net/designers/miedinger.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Helvetica

Um comentário em “Max Miedinger? Ah! O criador da Helvetica!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: